Padre é excomungado por viver no século XXI

Por Murilo Silva

O padre Francisco Daniel, conhecido como padre Beto, da diocese de Bauru, interior de São Paulo, foi excomungado ontem – banido da Igreja – por ter “ideias arejadas”.

A decisão da Igreja se deu por declarações “polêmicas” que o padre deu a respeito da liberdade sexual e da capacidade de Igreja de amar seus semelhantes. As declarações foram publicadas em vídeo – ver abaixo.

Segundo a nota da Diocese: “o padre feriu o dogma da fé católica;” ainda de acordo com a Diocese, “pelo bem do povo de Deus”, o processo penal canônico foi aberto.

Segundo a imprensa local, mas de mil pessoas lotaram a celebração do padre Beto no domingo para a despedida do sacerdote.

Veja o vídeo em que o padre Beto defende suas posições e manifesta fé no futuro da Igreja:

Veja também entrevista do padre em O Globo:

Como o senhor vê a excomunhão?

Vejo com uma grande indiferença. Antes da tomada de posicionamento da Igreja, já declarei publicamente que me afastaria do meu exercício dos ministérios sacerdotais. Dou graças a Deus que a fogueira não existe mais. Sou um teólogo e minha intenção é desenvolver uma discussão teológica para que a análise dos textos da Bíblia não seja mais utilizada para discriminação e infelicidade das pessoas. Hoje, a diversidade sexual existe e há muitos textos na Bíblia que não mais podemos considerar palavras de Deus.

O senhor seria hoje vítima da Inquisição, caso ela ainda existisse, é isso?

Sem dúvida. Os queimados na fogueira eram os condenados à excomunhão, os hereges eram os pecadores. Iria, portanto, para a execução.

Quais as intenções do senhor ao publicar os vídeos?

Aprofundar a reflexão. Infelizmente, a Igreja Católica ainda é homofóbica, apesar de ter muitos homossexuais dentro dela. Ela se torna fechada para o mundo de hoje e não aberta ao diálogo. Não tolera a reflexão.

Como na época da Teologia da Libertação?

Isso. Na Teologia da Libertação, você tem as discussões sociais. Hoje, é importante a questão da moral sexual da Igreja.

O que o senhor pretende fazer, agora excomungado?

Continuar a minha vida na integridade, transparência. Não quis anular como pessoa. Vou continuar dando aulas, exercendo o meu magistério, praticando a reflexão como teólogo.

Anúncios

Sobre Murilo Silva

Jornalista por acidente.
Esse post foi publicado em Brasil, videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s