Lindo de ver. Mas, qual o próximo passo?

”Precisamos – nós, povo – saber o que fazer depois dessa façanha. Levamos meio milhão de pessoas às ruas no Brasil todo. Não podemos perder isso.”

Do colaborador João de Andrade Neto, em sua aguardada estréia no Fora de Foco

17 de junho de 2013

17 de junho de 2013

Ainda extasiado com a força das manifestações, fui dormir pensativo e acordei da mesma forma. Nunca pensei ver tanta gente na rua, com diversas e diferentes motivações.

Foi um ótimo primeiro passo. Histórico! Vai ficar marcado para sempre. As imagens falam por si, principalmente em Brasília, que foi de uma simbologia absurda.

Mas… e agora, qual o próximo passo? Um movimento sem líder, com várias reivindicações, dificilmente será ouvido. Precisamos – nós, povo – saber o que fazer depois dessa façanha. Levamos meio milhão de pessoas às ruas no Brasil todo. Não podemos perder isso.

Eu arrisco dizer que o próximo passo, depois de ir às ruas, é o povo brasileiro aprender mais sobre política. Se interessar pelo assunto, ir atrás, estudar sobre. Ter um lado, ter argumentos. Saber o que está falando, porquê está votando, baseado em quê. Votar e cobrar!

Saber mais sobre nossos Três Poderes. A necessidade uma reforma política, que inviabilize alianças absurdas, do tipo PT-PMDB. Afinal, sem essas alianças, o presidente – seja quem for – não tem a mínima condição de governar.

Conhecer um pouco mais do nosso Poder Judiciário e a Caixa Preta que é o Supremo Tribunal Federal. Além, claro, do nosso Quarto Poder: a imprensa. Como somos manipulados por algumas poucas famílias. Em especial, por que a Rede Globo tem tanta força?

Enfim… quantas e quantas vezes eu discuti política e vi olhos de “assunto chato, vamos falar logo de outra coisa”? Não dá mais para falar ‘não gosto de política’. Porque, como já dizia a célebre frase, quem não gosta de política será governado por quem gosta.

O fato é que ninguém entendeu completamente isso tudo que está acontecendo. Nunca se viu algo do tipo. É diferente até das ‘Diretas Já’ e dos ‘Caras Pintadas’. Ninguém sabe quais as consequências.

Eu sou um dos mais confusos. Mas acho tudo válido, mesmo que for só para os governantes saberem que, na hora que o povo se encher, ele tem a força que já havia esquecido ter.

Anúncios

Sobre Murilo Silva

Jornalista por acidente.
Esse post foi publicado em Brasil, Mídia, Política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Lindo de ver. Mas, qual o próximo passo?

  1. Pingback: O problema da política só se resolve com mais política |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s