O medo do retrocesso que nos paralisa

nem o Golbery topava essa

nem o Golbery topava essa

 

Professora Marijane Lisboa, no Facebook:

Por que estamos, subitamente achando que pode vir um golpe militar? É óbvio que a situação atual nos produz bastante insegurança, porque não há quem lidere, controle e direcione esses milhares de pessoas, especialmente jovens, que estão indo as ruas incansavelmente.

Eles não confiam mais em partidos, em entidades como a UNE e a CUT – e tem razão para isso.

Mas nem por isso há motivos para pensar que toda esta explosão popular e juvenil é resultado de uma manobra orquestrada por inimigos do PT para dar um golpe militar.

As teorias conspiratórias conferem uma lógica aos eventos que não conseguimos explicar, mas examinando a situação friamente, não há indícios para supor tamanha ousadia das casernas.

Mas provável que tal boato esteja sendo espalhado por setores políticos do PT que não vêm como fazer ceder essa onda crescente. Mas, se observarmos com atenção, não é só o PT ou a Dilma que tem sido alvos de ataques, mas todos os governantes estaduais e municipais, de todos os partidos.

E não dá para supor que esse quase 1 milhão de pessoas sejam anarquistas, de modo que é mais lógico entender que estamos todos (e eu também) decepcionados com todos os nossos governantes.

Nosso problema, portanto, é outro: Como organizar nossa pauta mínima de reivindicações e um grupo que nos represente – o que não pode ser somente o MPL obviamente – nem muito menos a UNE ou a maioria dos partidos que estão no poder agora, para discuti-la com os governantes, ao mesmo tempo que tornamos as nossas manifestações mais organizadas e seguras para nós, e também para o patrimônio público e privado.

Nosso jumbo está no ar e por enquanto ainda não temos nem rota, nem piloto.

Anúncios

Sobre Murilo Silva

Jornalista por acidente.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s