Dilma erra ao duelar com Marina

ruim com o marqueteiro, pior sem ele

ruim com o marqueteiro, pior sem ele

Blog do Kennedy Alencar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cansou de dizer que o governo Dilma e o PT não deveriam acuar Eduardo Campos (PSB). Não foi ouvido e deu no que deu. Transformaram Campos num candidato mais forte e ameaçador.

Ontem, a presidente Dilma Rousseff atravessou a rua para escorregar numa casca de banana que vitamina o papel do PSB na disputa presidencial e enfraquece os tradicionais rivais tucanos.

Em entrevista, ela disse: “Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo [de presidente] têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando”.

Marina aproveitou o gancho e rebateu: “Ela [a presidente] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar”.

Com a resposta, Marina tenta colar em Dilma o carimbo da arrogância, do salto alto, colocando a declaração presidencial mais ou menos no nível daquela de seu marqueteiro sobre “antropofagia de anões”.

A presidente acusou o golpe e voltou ao assunto no Twitter hoje: “Sou filha de professora. Por isso, aprendi desde cedo que a alegria que se tem em pensar, estudar e aprender… nos impulsiona a pensar, estudar e aprender mais”. Noutro trecho, foi mais incisiva: “Não acredito naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo ou que já aprenderam tudo. Serei sempre uma aluna do mundo”.

No PSB, tudo indica que Campos será o cabeça da chapa. Se a presidente continuar a duelar com Marina, vai enfraquecer a tradicional polarização PT-PSDB nas disputas presidenciais. Preservado, Campos ficará livre para fazer um debate mais propositivo, digamos assim. E dará a Marina o papel de contraponto, o que é excelente para quem está na oposição. Ou seja, fortalecerá a chapa do PSB e enfraquecerá o PSDB.

Lula, por exemplo, acha melhor Dilma enfrentar o tucano Aécio Neves do que Campos num eventual segundo turno.

Anúncios

Sobre Murilo Silva

Jornalista por acidente.
Esse post foi publicado em Brasil, Política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s